Teses e Dissertações de servidos do INSS
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Navegando Teses e Dissertações de servidos do INSS por Autor "Machado, Júnia Guedes"
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ItemA formação profissional e tecnológica de trabalhadores no INSS : uma visão de mundo nas entrelinhas do mercado( 2022) Machado, Júnia GuedesEste trabalho integra a linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológia em Rede Nacional - ProfEPT, e se refere ao processo de ensino/aprendizagem na Previdência Social. Com base em referencial teórico que compreende os fundamentos econômicos da sociedade capitalista e filosóficos da pedagogia moderna, discute-se a formação de trabalhadores ni INSS, pela descrição e análise de documentos institucionais que consolidam suas concepções pedagógicas e seu Planejamento Estratégico, sendo este o balizador das atividades aducativas. Após explicitar os princípios e finalidades aos quais se subordinam as práticas formativas institucionais, examinam-se ações e materiais educativos produzidos pelo Instituto e direcionados a servidores. As análises indicam a prevalência da concepção tecnicista e da pedagogia das competências nas práticas educacionais no INSS, bem como o alinhamento dessas práticas formativas ás imposições do mercado. Por fim, em contraposição á orientação institucional, apresenta-se como produto educacional uma proposta de formação para servidores, que trabalham com requerimento de trabalhadores rurais, fundamentada na pedagogia histórico-crítica, comprometida com a emacipação humana.
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ItemA formação profissional e tecnológica de trabalhadores no INSS : uma visão de mundo nas entrelinhas do mercado( 2022) Machado, Júnia GuedesEste trabalho integra a linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT, e se refere ao processo de ensino/aprendizagem na Previdência Social. Com base em referencial teórico que compreende os fundamentos econômicos da sociedade capitalista e filosóficos da pedagogia moderna, discute-se a formação de trabalhadores no INSS, pela descrição e análise de documentos institucionais que consolidam suas concepções pedagógicas e seu Planejamento Estratégico, sendo este o balizador das atividades educativas. Após explicitar os princípios e finalidades aos quais se subordinam as práticas formativas institucionais, examinam-se ações e materiais educativos produzidos pelo Instituto e direcionados a servidores. As análises indicam a prevalência da concepção tecnicista e da pedagogia das competências nas práticas educacionais no INSS, bem como o alinhamento dessas práticas formativas às imposições do mercado. Por fim, em contraposição à orientação institucional, apresenta-se como produto educacional uma proposta de formação para servidores, que trabalham com requerimentos de trabalhadores rurais, fundamentada na pedagogia histórico-critica, comprometida com a emancipação humana.