Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo principal identificar, e avaliar, o impacto na eficiência da atividade de análise e decisão de requerimentos de benefícios pelo INSS, ocasionado pela automação do processo de análise e decisão de tais requerimentos.
Método: Como método de pesquisa, adotou-se o Estudo de Caso, com análise de dados qualitativos e quantitativos. A análise focou nos Relatórios de Gestão e respostas de consultas formais ao INSS, via plataforma FALA.BR.
Resultados: Os resultados obtidos apontam que a automação do processamento de benefício não impacta, por si só, de forma significativa, a eficiência deste processamento, sob a perspectiva do Tempo Médio de Decisão dos requerimentos de benefícios.
Limitações: Quanto as limitações deste trabalho, destaca-se as questões relativas à generalização dos resultados e ao período analisado. Devido ao fato de tratar-se de um estudo de caso único, os resultados e conclusões podem não ser generalizáveis para outras instituições ou contextos fora do INSS, limitando a aplicabilidade dos achados a outras organizações.
Quanto ao período analisado, anos de 2012 a 2022, este não abrange todas as mudanças e evoluções no processo de automação das decisões pelo INSS, pois trata-se de um processo em expansão, numa fase inicial.
Aplicabilidade do Trabalho: Os resultados desta pesquisa podem auxiliar a tomada de decisões gerenciais pela administração pública, especialmente pelo INSS, contribuindo em sua busca de melhoria contínua na prestação de serviços a sociedade brasileira, tendo como referência o aspecto eficiência das decisões.
Originalidade: Quanto a originalidade do trabalho, cabe esclarecer que a pesquisa realizada ao se concentrar em analisar o impacto da automação do processo de análise e decisão de requerimentos de benefícios pelo INSS, representa uma abordagem específica e direcionada para uma questão contemporânea e relevante no contexto institucional.