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Navegando por Assunto "Análise documental e de conteúdo"

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    A segurança não pode esperar: o combate a fraudes cibernéticas como vetor de inovação na administração pública.
    ( 2024) Lima, Hugo Rafael Torma
    Objetivo – A pesquisa tem como objetivo descrever e avaliar as principais ações que foram adotadas pelo INSS no aprimoramento da cibersegurança em razão da necessidade de combater fraudes digitais e como a inovação tecnológica pode ser direcionada para o fortalecimento da segurança cibernética. Para tanto, serão apresentados incidentes e normativas, bem como investigadas as estratégias, nível de maturidade, apoios e efeitos das ações adotadas pelo Órgão, além de sugestões de evolução, no que se refere à cibersegurança. Metodologia – A pesquisa adota uma abordagem qualitativa exploratória-descritiva, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e técnicos da área de tecnologia e segurança da informação do INSS. A análise dos dados foi realizada utilizando o processo de codificação indutiva para a análise do conteúdo das entrevistas. Além disso, foi feita análise documental das normativas e relatórios de segurança da instituição para concatenação de evidências. Resultados – Os resultados indicam que a inovação em cibersegurança no INSS é estimuladapela crescente necessidade de prevenção a fraudes, com o uso de tecnologias como criptografia, autenticação multifatorial e monitoramento avançado de ativos. As principais ameaças enfrentadas incluem comprometimento de credenciais e inserção de dispositivos não autorizados na rede. Além disso, demonstra como incidentes influenciam os gestores e equipes técnicas na disposição aos riscos. Limitações – A pesquisa foi limitada pela dificuldade de acesso a dados completos sobre incidentes de segurança anteriores, além da falta de registros completos, documentação e processos, nos projetos de inovação citados nas entrevistas, incluindo os referentes a incidentes destes. Outrossim, a falta de avaliações de impacto nos projetos também restringiu a capacidade de mensurar objetivamente as ações implementadas. Aplicabilidade do trabalho – Este estudo ressalta a importância de integrar a inovação e cibersegurança ao planejamento estratégico, alinhando as práticas de segurança com as demandas tecnológicas. A pesquisa pode ser aplicada como referência para outras instituições públicas que enfrentam desafios semelhantes no combate a fraudes cibernéticas, oferecendo perspectivas sobre estratégias de governança em segurança da informação. 6 Contribuições para a sociedade – A pesquisa fornece uma visão detalhada sobre como a inovação tecnológica pode ser direcionada para o fortalecimento da segurança cibernética no setor público. Ao analisar o impacto das fraudes digitais e as respostas institucionais, este estudo contribui para o desenvolvimento de políticas públicas mais seguras, com foco na prevenção de ataques cibernéticos. Originalidade – A pesquisa explorar o nexo entre cibersegurança e inovação tecnológica no contexto do INSS. Baseado em um cenário específico de segurança pública, o estudo revela como o combate a fraudes digitais se relaciona com as mudanças e aprimoramentos nos sistemas de segurança da informação.
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    Repercussões da centralização em contratações de serviços essenciais: um estudo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social
    ( 2024) Lima, Bárbara Maceno de
    Objetivo – A pesquisa tem por objetivo identificar as principais repercussões da centralização, sob a percepção dos gestores de licitações e contratações, nos contratos de serviços essenciais nas Superintendências Regionais do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Metodologia – A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com 20 gestores da área de licitações e contratos no INSS e análise de documentos públicos referentes à centralização para triangulação metodológica. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Resultados – A centralização nos contratos de serviços apresenta benefícios de racionalização e otimização de recursos, especialização das equipes e aprimoramento da transparência das contratações. Porém, são observadas desvantagens pela maior complexidade e menor flexibilidade, pelo aumento dos custos de informação e de monitoramento, além de problemas atitudinais. Também há risco de perda de competitividade, porém com uma maior participação de empresas mais estruturadas, resultando numa melhor qualidade dos serviços prestados. Limitações – Constituem limitações o viés da pesquisadora, na qualidade de servidora efetiva do INSS, a seleção dos entrevistados, pelo número de funções vagas, além da quantidade de documentos produzidos após a centralização. A abordagem é realizada somente a partir da percepção subjetiva dos gestores da área, não são feitas mensurações quantitativas dos impactos dos custos e não considera os efeitos do teletrabalho dos servidores. Aplicabilidade do trabalho – Este estudo amplia a compreensão sobre as principais repercussões da aquisição centralizada de serviços pela Administração Pública e apresenta contribuições sobre o trade-off entre centralização e descentralização. Contribuições para a sociedade – A pesquisa apresenta, ainda, contribuições práticas, vez que os achados da pesquisa podem trazer insights sobre a centralização para outras organizações públicas, em especial, àquelas de maior abrangência territorial, a exemplo do INSS. Originalidade – Carecem estudos, com evidências empíricas, que abordem as repercussões da centralização de serviços públicos. O estudo inova, ademais, por abordar a perspectiva dos gestores de licitações e compras públicas.

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